20131018-045345.jpg

Artigo Rio 2013: “Justiça para todos” e “Manifesto 2013”

Participei mais uma vez da “Artigo Rio 2013 – Feira de Arte Contemporânea”, desta vez apresentando dois novos projetos: “Justiça!”, que é resultado de um longo estudo baseado na minha vivência como advogado e professor de Direito na PUC-Rio, e “Manifesto 2013”, que teve por inspiração a onda de manifestos populares em junho de 2013.

Embora se trata-se de uma Feira, meu propósito não foi comercial – meu propósito foi trazer ao público idéias que já vinham sendo construídas há mais de uma década, dentro de uma linguagem completamente diferente da que utilizo normalmente, e colher as impressões. Acredito que tenha sido um sucesso, especialmente na interação com o público: a obra “Justiça para todos” foi aberta à interferência de todos, com uma sugestão (meramente visual), para que se manifestassem livremente sobre a noção de cada um sobre o que seria a “Justiça’. O resultado foi fantástico, e vai ser mais bem detalhado em outra postagem, mas já rendeu um pequeno vídeo que você pode assistir abaixo.

O Projeto “Justiça!” é constituído por uma série de trabalhos – desenhos, objetos, pinturas, intervenções, performances – que serão desenvolvidos de forma permanente. Já cheguei à conclusão que é impossível dissociar o trabalho artístico da advocacia ou do magistério superior em Direito, e que esse tema é extremamente complexo e inesgotável. À medida em que o projeto for  evoluindo, irei relatando.

"Cédula Eleitoral' (2013)O “Manifesto 2013” foi recebido com muito bom humor: houve empatia imediata com o clima das manifestações (que, de certa forma, “espantaram” algum público da feira, infelizmente), e a percepção instantânea da mensagem de algumas trabalhos – como a “Cédula Eleitoral” por exemplo, que fez com que várias pessoas não resistissem à tentação de levar para casa um “pedaço” da obra. Essa série de trabalhos vai ter continuidade: o momento político e social no Brasil é de mudanças, e a participação popular direta na consolidação democrática é um tema de dimensões históricas – e à medida que novas idéias forem surgindo, irei acrescentando no blog.

 

Share This: